Por onde começar

1 – Estou pensando em talvez atuar no projeto… Por onde começar?

  • Vá numa prática! – A melhor forma de começar é ir até o local da prática, participar, conversar com o professor, conhecer os alunos, realizar um primeiro contato com um dos voluntários informando sua intenção. Venha, participe, sinta como é! Veja aqui os horários e locais das práticas. Perceba se é seu desejo mesmo se comprometer em participar, atuar, fazer parte desse projeto, ainda que seja uma vez por mês, já vale! E se decidir, então…

2 – Já falei com um voluntário e/ou fui num encontro e decidi que desejo mesmo atuar presencialmente no projeto! Qual a melhor forma de fazer isso?!

  • Leia o guia para novos voluntários – aqui a gente explica um pouco mais sobre o trabalho, dá algumas dicas, sugestões.
  • Conheça as possibilidades de atuação presencial – Você também pode pensar a sua e trazer a ideia pra gente!
    • Se você deseja atuar como instrutor de yoga: temos um guia especial. Se for seu caso, solicite o guia a um voluntário!
    • Se você deseja atuar como auxiliar na aula: será muito bem-vindo! Temos tentado ter sempre que possível pelo menos duas pessoas da equipe na aula. O auxiliar pode apoiar o instrutor de algumas formas, citamos algumas de exemplo, mas, pode ser apenas algumas delas ou outras que você possa sugerir: fazendo com fotos ou vídeos (verificando consentimento das pessoas); organizando a lista de presença e lista de pessoas que almoçarão e enviando para o grupo e/ou responsável da cozinha no horário combinado (via de regra, até as 9:30 ou 10h); levando algum material de apoio que perceba interessante para o professor ou alunos; se responsabilizando pela lavagem e/ou transporte das cangas; entre outras funções a combinar ou que você possa sugerir.
    • Se você deseja atuar no pré-preparo, preparo e/ou entrega das refeições: Atuamente, temos uma média de 20 alunos por aula e temos 3 voluntárias se revezando no preparo dos almoços, com frequência mensal ou quinzenal. Nos dias que elas cozinham, via de regra, um voluntário vai até a casa delas para realizar o transporte dos alimentos até o local da prática ou elas mesmas levam diretamente. Nos dias em que elas não cozinham, temos algumas opções: pedir a um restaurante ou ir até restaurantes. Se você deseja se tornar uma voluntária que realize o preparo das refeições se revezando com estas que já tem feito com isso, fale conosco!

3 – Não posso atuar presencialmente, como posso ajudar de forma remota?

Todo mundo é bem-vindo!!!

Página atualizada em agosto/2025