Filosofia

Yoga de Rua é uma ação que oferece aulas de yoga gratuitas à população da cidade do Rio de Janeiro, ao ar livre, com ênfase na participação das pessoas em situação de rua.

Tendo se disseminado no mundo ocidental a partir do século XX, raramente o yoga tem sido praticado pelas pessoas das classe populares. Em nossa experiência, todos os nossos alunos estão tendo contato com o yoga pela primeira vez. O yoga de rua, por ser gratuito, e por oferecer uma especial abordagem às pessoas que vivem nas ruas pelos mais diversos motivos mas tendo em comum a exclusão da sociedade. O Yoga de Rua se propõem a explorar, no ocidente, o potencial dessa prática que originalmente, traz  na sua raiz indiana a renúncia às riquezas materiais como ferramenta para a autorealização. Na Índia, o yoga é conhecido e praticado como caminho de autodesenvolvimento por pessoas simples e inclusive, como prática de ascese do mundo das riquezas.

O impacto tem sido muito apreciado pelos alunos. Gostam de praticar, sentem os benefícios das aulas, se interessam em aprofundar-se na filosofia; são curiosos a respeito das origens do yoga e participam ativamente de toda a aula inclusive das conversas que tocam nas visões de mundo e estilo de vida.

Trabalhamos em equipe e temos sempre a oportunidade de receber professores visitantes, incluindo professores de outras técnicas corporais e músicos para comporem a aula. Tem sido de grande aceitação a música, as danças circulares, rodas de coco que tivemos. Estamos abertos a pessoas que querem oferecer suas práticas. Yoga de rua é também um projeto de cultura, de ampliação de horizontes culturais e de novas possibilidades de expressão e de meio de vida.

Os professores voluntários do projeto e as pessoas que vêm participar em conjunto encontram além de um bom campo de meditação, silêncio e prática no caminho do yoga, um choque de realidade e surpresa ao criar relações com pessoas até então invisíveis ou silenciadas, e normalmente se emocionam sobremaneira (re)elaborando um sentido de inclusão e pertencimento social mais amplo, que permanece esquecido quando não se tem um contato direto com as pessoas.

Ao final de cada encontro oferecemos almoço aos participantes. Uma alimentação saudável, saborosa e consciente seguindo uma orientação vegana ou vegetariana (a depender da equipe da cozinha). O almoço é servido em quentinhas preparadas pela equipe e é um convite a reflexão e mudança de hábitos alimentares. Uma vez que o yoga vem trabalhando a questão do sofrimento, como é estar no mundo minimizando seu impacto no sofrimento coletivo? O que é se alimentar minimizando o sofrimento animal? Em nossa equipe estimulamos o estudo da gastronomia vegana como possibilidade de enriquecer o cardápio variado e saboroso sem nada de origem animal.


Objetivos do Yoga de Rua

– ir a rua, estar em contato com as pessoas usualmente invisíveis ou mesmo hostilizadas socialmente, para, em parceria, praticar yoga

– criar um campo de meditação para que todos se beneficiem do potencial do silêncio no contato consigo mesmo e no caminho de libertação do sofrimento

– ampliar horizontes culturais e de possibilidades de se estar no mundo

– incentivar os laços afetivos, os vínculos de amizade entre os participantes (que moram na rua ou não)

– despertar potenciais adormecidos reconectando cada participante consigo mesmo, potencializando e potencializando o seu ser no mundo

Metodologias do Yoga de Rua

– meditação silenciosa e meditações ativas

– técnicas de respiração – pranayamas

– série de posturas – asanas

– relaxamento

– roda de conversa, partilha de sentimentos

– dinâmicas integrativas de grupo

– danças circulares

– música e outras artes

– caminhadas meditativas

– alimentação saudável e consciente

– contemplação da natureza

– leitura e estudo de textos